Sobre o Programa de Mindfulness

Faz acho que um ou dois meses que conclui o Programa de MSBR - Mindfulness-Based Stress Reduction. Se gostei? Amei. 
Penso que seria bom se todas as pessoas ao invés de estar lá ou aqui estivessem no agora. "Mas e se eu não pensar no futuro e como é que será?", "Mas e se eu não refletir sobre o passado e como é que será?" "Vou virar hippie?". Enfim. Essas eram algumas das questões que eu tinha comigo mesmo, quando ouvia, lia, que é bom estar no agora. 
Não. Não é nada disso! Não é uma regra que te impede de pensar no amanhã ou ontem. Não é uma regra que te faça perder o raciocínio. Eu vou explicar como entendi: é uma forma de exercitar o cérebro a pensar na hora que você quiser no ontem, amanhã ou solucionar alguma questão. Pois, a todo momento, se assim, permitirmos estamos em turbilhões de pensamentos, formando algumas tsunamis e causando um cansaço mental gigantesco (que fique claro que estou falando por mim). 
O que o mindfulness fez foi eu observar que eu posso observar o pensamento, não adentrando nos problemas, e depois eles vão murchando até acabar (perdoem a redundância). 
Penso assim: o que tem solução, solucionado está. O que não tem, não adianta ficar se condenando pela resolução. Conforme as aulas vão passando, eu consegui: diminuir um pouco da dor (por deixar de ficar imaginando todo o processo do porquê e como a doença e dor ocorrem), ter mais criatividade (por não enroscar em pensamentos e ali martelar tentando resolver), ter mais paciência (quando estou em conflito com alguém, eu escuto, não discuto, eu falo, se for possível, se o outro ter ouvidos, eu observo meus pensamentos, sentimentos, eles murcham, depois imagino que envio luz), ter menos estereótipos (não confirmo de suposições), desapeguei ainda mais daquilo que eu já não conseguia digerir com facilidade, o que foi bom, ainda está bom! Ali no passado! Deixa o presente entrar! Com um nome desses: presente! Quem não quer receber? Eu faço minhas atividades, enxergando cada detalhe, ouvindo cada som, sentindo contatos do meu corpo no chão (principalmente na reabilitação), percebo menos erros, mais correções posturais. Eu aceito e agradeço até os conflitos! Respiro com mais amor, aproveito melhor meu tempo. Tem mais? Sim. Mas viraria um texto gigante! Meditem 💗🙏 Se editem 😊 

Lembranças
Ajude a Ana!
Fonte: O autor

Conheçam minha história, diagnosticada com uma doença neurodegenerativa, Espectro da Neuromielite Óptica, busco tratamento a partir da Medicina Ayurveda: Catarse - Ana: renascendo com Ayurveda.
Gratidão aos apoiadores 🙏🙏🙏💖!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Comentários esquecidos

Gostaria de agradecer mais uma vez

Sobre: Ganesha e caminhos