Basti: terapia para desintoxicação

Basti também é uma das terapias que os médicos indianos, vaidyas, disseram que eu teria que passar. Acho que essa talvez seja pior que o Tarpana. E o mais fácil seja o Shiro Vasti. Nem sei.
Mas quando se pensa em saúde, desconsidera-se o "pior" para se curar, melhorar, enfim. Basti é parecido como a lavagem intestinal, a diferença é que no Basti é um tipo de enema em que é utilizado óleo morno e medicado com ervas, e novamente caio nos questionamentos: quais ervas? Não sei, na Índia há mais de 245 ervas para esse procedimento. É como variar aquele famoso ditado e dizê-lo "cada cabeça, uma erva"! Ou algumas ervas. Cada organismo necessita de ervas diferentes para promoção do seu equilíbrio 🙏🌿.
Tudo que sei é que o procedimento faz com que ocorra uma desintoxicação profunda do intestino grosso, porque ele remove resíduos, toxinas, efetuando uma remoção também de células que estão com essa "toxidade" fazendo com que se renovem. O basti é uma das principais terapias utilizadas em desiquilíbrios como a que tenho (doença neurodegenerativa) que eles falam ser em vata e pitta, o procedimento faz parte do famoso PanchaKarma.

Ilustração da realização de um Basti
Fonte: Atharva Ayurveda & Panchakarma Centre 

Óleo morno e medicado com erva provocam uma purgação no organismo, mas é importante saber que esse procedimento também pode ser realizado com a função de nutrição do intestino. Antes de realizar o procedimento é necessário que o paciente já esteja em uma dieta específica e também tenha condições de passar pela terapia, porque se o paciente estiver muito debilitado, os médicos não realizam o procedimento. Mas Ana, qual a relação entre intestino e cérebro?
Percebam, que sou eu, Ana, cheia de gabapentina e rivotril tentando explicar os motivos da Medicina Ayurveda fazer bem para meu caso, leiga e jamais passei por nenhuma experiência tão terrível em toda minha vida. Eu era meio nerd sim, admito. E sempre fui muito boa em analogia, e vocês já repararam que o intestino é parecido com o cérebro? Quando eu reparei isso, nem comentei com ninguém da classe, afinal, seria motivo de piada se eu falasse algo do tipo logo no ensino médio, com a idade que os alunos possuem.

Semelhança entre o intestino delgado e cérebro
Fonte: Diário de Biologia

Existem inúmeros estudos científicos que demonstram que alguns neurotransmissores possuem relação intrínseca com intestino, entre esses podemos citar a produção de serotonina. Bem, não é preciso ir até o Google Acadêmico e pesquisar demais. Basta observar o que ocorre com a pessoa "enfezada", deixa eu explicar melhor, a pessoa que não está com o intestino regularizado. Há relação entre o intestino e o sistema imunológico também! Pensem bem, no intestino há uma série de bactérias, que protegem o nosso organismo e atuam no funcionamento do mesmo, quando o assunto é proteção, lembramos do sistema imunológico! A atuação dessas bactérias, pelas últimas pesquisas que realizei, tem importância na produção de neutrófilos, que são células do sistema imunológico. Se no futuro saberemos mais? Assim espero, não sentada: com muita saúde, nos campeonatos da vida.
Nunca tive o intestino desregulado até iniciar os corticoides. 
Os corticoides são anti-inflamatórios, tem vez, que necessito desses em altas doses, que são as pulsoterapias intravenosas seguidas das orais. Um dos efeitos dos corticoides são doenças como a de Crohn, infelizmente, os medicamentos alopáticos "melhoram" algo e "estragam" muito mais outras partes. Mas esse é um post para comentar sobre o Basti, porque se fosse para relatar os efeitos colaterais, seria uma extensa lista em tópicos!
Enfim, a relação entre o cérebro e outros sistemas do nosso organismo existe, até porque quando não ocorre essa relação, acontece a doença, como a que estou passando, conheçam mais sobre minha história, diagnosticada com Espectro da Neuromielite Óptica, doença neurodegenerativa, busco tratamento a partir da Medicina Ayurveda, ajudem, compartilhem, saibam mais em: Ana: renascendo com Ayurveda
Gratidão a todos que acreditam na minha melhora! 🙏💕🍃

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Comentários esquecidos

Gostaria de agradecer mais uma vez

Sobre: Ganesha e caminhos