Tarpana: terapia para olhos e nervo óptico

Tarpana é uma das terapias propostas pela Ayurveda e consiste em óleo ou ghee (manteiga clarificada) adicionado com ervas específicas para o tratamento do desiquilíbrio ou doença que se tem nos olhos

É colocado uma espécie de barreira entre a região dos olhos e então o óleo morno e medicado é adicionado. Geralmente, a terapia dura 15 minutos e é recomendado que a pessoa fique de olhos abertos, para mim, é praticamente uma tortura, pois, se pingar um colírio nos olhos já arde e podemos piscar, imagina permanecer com ele aberto mergulhado em óleo morno e medicado? 

Mas a única certeza que tenho, é que qualquer dor seria menor do que a dor que senti e sinto no nervo óptico, aquela dor crônica intratável com tramal, a dor de quem vai perdendo a mielina e não pode mover os olhos, sendo que eles são "gelatinosos" e se movem mesmo que não queremos, apenas por andar, além do escurecimento da visão, da visão dupla, e "olho torto". E o medo de ficar cega.

A medicina ayurvédica entende que é preciso nutrir os olhos, já que houve perda de mielina, ou seja, a gordura do nervo óptico. E o restauro acontece por conta das ervas, modo de preparo dessas, a temperatura do óleo, tempo de preparo, enfim. Essa é apenas uma das terapias, existem outras que servem para pacificar, nutrir, rejuvenescer uma série de sistemas que o corpo humano possui, para que eu consiga encontrar meu "ponto de paz", um equilíbrio e assim melhorar.

Para a medicina alopática, a nossa, que temos aqui no Brasil, não existe esse entendimento, o que é feito é que quando em surto, tomamos altas doses de corticoides para "desinflamar" o nervo e baixar o sistema imunológico, para que ele deixe de atacar o sistema neurológico. Não pingo um colírio, porque entendem que meu olho está bom, o problema é no nervo óptico e não tem cirurgia e nada, nada, existem inclusive poucas clínicas com terapias neurovisuais e no SUS, nem falo nada.

Um outro aspecto que sempre ocorre comigo é que meus olhos sangram antes dos surtos, esse sintoma, dizem não ter relação com o conjunto de teorias e práticas que é ensinado para os médicos. Para os indianos o sangramento é um indício de que meus olhos estão secos, ou seja, perdendo gordura, que é muito óbvio que isso realmente acontece, afinal a bainha de mielina está sendo deteriorada.

Enfim, o que eu compreendo de Ayurveda é um átomo do universo que ela tem a nos oferecer. Portanto, não consigo explicar e justificar tão profundamente o que é a Ayurveda, que é uma ciência milenar que oferece conhecimentos em muitas áreas: medicina, arquitetura, psicologia etc. Os distúrbios que tenho e que são neurológicos, como neurite óptica, lesões no sistema nervoso, enfim, para Ayurveda são sintomas de vata e pitta. Qualquer dia, eu tentarei explicar bem genericamente o porquê a Ayurveda pensa assim e faço um novo texto. Atualizando: elaborei um novo texto sobre tarpana incluindo um vídeo do YouTube: Tarpana: terapia para olhos e nervo óptico - YouTube 

Tarpana: óleo medicado com ervas

Apoie o tratamento da Ana!
FONTE: AMRUT AYU-CARE

Apoie o tratamento da Ana!
FONTE: NIGORAM

Conheçam minha campanha e história em: Catarse - Ana: renascendo com Ayurveda

Colaborem, compartilhem 💕🙏🍀!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Comentários esquecidos

Gostaria de agradecer mais uma vez

Sobre: Ganesha e caminhos