Mais um caso: Garth McLean

Olá pessoal 😊

Na campanha eu cito um tipo de Yoga que tenho interesse em fazer devido aos benefícios que trouxe para um paciente que possui Esclerose Múltipla (EM). Para quem desconhece, EM é dita pelos neurologistas como prima da Neuromielite Óptica (NMO), porém A NMO é uma doença ainda mais rara, desconhecida e mais agressiva. Como ambas doenças possuem o mesmo mecanismo: sistema imunológico ataca estruturas do Sistema Nervoso Central (SNC) provocando sequelas e deficiências múltiplas. Acredito que para os tratamentos alternativos, o que faz bem para EM, faz bem para NMO. Esse tipo de yoga, Iyengar Yoga é muito estudado cientificamente e traz benefícios para pessoas com doenças neurodegenerativas.
Bem, o nome do ex-paciente de EM (digo ex-paciente, porque no momento ele faz apenas ressonâncias magnéticas para acompanhar as lesões), é Garth McLean, ele trabalhava na indústria de entretenimento, na produção de uma peça de teatro em Hollywood, seu trabalho era bem  estressante e devido a isso, o seu corpo vinha digerindo toda essa emoção, transformando a em mais sintomas.
"Era um dia quente de maio de 1996, quando me vi lutando para andar". Depois de um trabalho estressante, Garth sabia que algo ruim estava por vir. Havia um mês que meu corpo vinha perdendo progressivamente a funcionalidade. Tarefas simples, como segurar uma caneta, barbear, ou comer com um garfo, tornaram-se praticamente impossível. Sintomas misteriosos rastejavam através de seu corpo, roubando habilidades motoras e deixando seu corpo entorpecido. Algo estava muito errado.
Ele foi diagnosticado no mesmo ano, em 1996, passou pelas pulsoterapias, começou com a medicação específica para EM, seu neurologista recomendou que praticasse Yoga, e um amigo recomendou uma das modalidade Yoga, chamada Iyengar Yoga, e ele  passou a praticar, desde 2003 ele está livre das medicações alopáticas, apenas faz os exames para acompanhamento e as análises dos exames tem mostrado a DIMINUIÇÃO do tamanho das lesões em seu cérebro.
Eu fico pensando nesse médico que o acompanha, que o aconselhou a praticar Yoga, que médico, não? Infelizmente, encontrei muitos médicos que diziam que meus sintomas eram todos psicológicos e até mesmo fiz tratamentos psiquiátricos para uma doença neurológica. Mas não é interessante quando um profissional do ramo da saúde acha que é psicológico, mas não te orienta sobre atividades, terapias e formas de aliviar seus sintomas psicológicos? A impressão que tenho é que a dor do paciente "psiquiátrico ou psicológico" é menor e não precisa de atenção. Isso me gera espanto, o ser não é visto como um TODO, não é tratado como um TODO, certos sintomas são minimizados, desconsiderados, e assim seguimos nos desequilibrando e achando que isso é normal.
Eu li sobre esse tipo de Yoga no livro Em Busca da Cura, fiquei contente por ter mais uma referência de melhora para uma doença desmielinizante. Atualmente, Garth McLean ministra palestras e aulas para pessoas que desejam equilibrar o sistema nervoso (acho muito bonita essa história 💖). 

                                                   Garth McLean praticando Iyengar Yoga
FONTE: Estudyio Iyengar Yoga São Paulo

Garth McLean praticando Iyengar Yoga
 Apoie o tratamento da Ana!
FONTE: Yoga Trail

Prometo elaborar mais textos sobre os estudos científicos que envolvem essa prática de Yoga, espero que ainda essa semana. O que acho interessante, é que a yoga busca um equilíbrio na mente também, é praticamente um estilo de vida, que se preocupa com o TODO, além das asanas, que são essas posturas (no Iyengar Yoga, utiliza-se materiais para que melhor correção postural), há também práticas respiratórias e o conjunto disso tudo é pela busca do equilíbrio!
Garth está vindo ao Brasil em agosto, fiquei muito feliz por saber, pois ano passado ele também esteve aqui, inclusive estou atualizando esse texto, pois por engano achava que havia perdido o Workshop dele. Ainda há vagas, indico muito! Pois não encontrei apenas o caso do Garth e Laura Pires, mas farei mais textos sobre o tema. 
O workshop terá como objetivo: desenvolver e manter a força, equilíbrio, mobilidade e estabilidade através da prática de ásanas (posturas) e pranayamas (respiração). 

Data: 18, 19 e 20 de agosto (sexta-feira, sábado e domingo) - é possível realizar apenas 1, 2 ou escolher os 3 dias.
Horário: das 09h30 às 12h00 e das 14h00 às 16h00 (04 horas e meia).
Estudyo Iyengar Yoga São Paulo
Local: Rua Cel Oscar Porto 836 - Paraíso São Paulo 

Para mais informações e inscrições: Workshop: Mobilidade e estabilidade

Fontes:

Para saber mais sobre minha campanha, pois fui diagnosticada com Espectro da NMO e busco tratamento a partir da Medicina Ayurveda, acesse: Catarse - Ana: renascendo com Ayurveda

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Comentários esquecidos

Gostaria de agradecer mais uma vez

Sobre: Ganesha e caminhos