Analogias: Medicina Ayurveda, Prêmio Nobel e Poesia

Esses dias tive conteúdo científico para ler: conhecer as pesquisas dos ganhadores do Prêmio Nobel.
E não vou negar que fiquei encantada sobre as ondas gravitacionais. Mas o de Fisiologia e Medicina foi bem interessante, um trio de pesquisadores conseguiu isolar o gene responsável por aquilo que a Medicina Ayurveda fala, e eu tento explicar e quando percebo estou falando tudo menos sobre o corpo e o tempo. "Ana, por que você dorme cedo? Por que você sente fome essa hora? Parece que tem um T.O.C.".
Jeffrey C. Hall, Michael Rosbash e Michael W. Young são o trio que descobriu os mecanismos moleculares que controlam o ritmo circadiano a partir do isolamento de um gene, o circulo circadiano é popularmente conhecido como o que chamamos de relógio biológico. Essa descoberta explica o porquê ao longo do dia, o ser humano estabelece uma sincronicidade com outros eventos da Terra e suas revoluções com o Universo, como o amanhecer e o pôr-do-sol, o porquê o sono, a fome e outras necessidades aparecem sempre em determinadas horas.

Fonte: A Tribuna

Então, quando usamos a luz artificial, aparelhos eletrônicos, bebidas e outros estressores, desestabilizamos esse relógio, e aquele evento que parece não ser tão importante, vai conseguir expressar uma relação de causa e efeito no nosso organismo e adoecemos, como tem explicado a Ayurveda. 
Bem agora vou publicar o post. Mas sabe? Vou continuar explicando tudo como se estivesse cantando alguma música do álbum Cosmotron do Skank misturado com sei lá qual a poesia que surgir na minha cabeça, mais ou menos assim: "que os braços sentem e os olhos veem, e os lábios sejam dois rios inteiros.. o dia e a noite.. as quatro estações.. o céu está no chão!" 🌞🌙🌿💜!

Referências: Nobel Prize., minha mente e suas analogias.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Comentários esquecidos

Gostaria de agradecer mais uma vez

Sobre: Ganesha e caminhos