Neuroplasticidade: a chave para regenerar

Neuroplasticidade é a capacidade do sistema nervoso de moldar-se, adaptar-se, reorganizar-se em níveis estruturais e funcionais. Alguns anos atrás (e ainda alguns médicos e pessoas desatualizadas) acreditam que o cérebro e o sistema nervoso não possui capacidade de se regenerar após surgirem "lesões, machucados, e outras situações que o modificam", porém, atualmente sabe-se que o cérebro, assim como seu sistema, é muito capaz de se regenerar.

Como?

Resolvi criar uma série de posts para comentar sobre pesquisas científicas que retratam o tema. Porém, hoje, eu gostaria de definir com mais exatidão sobre a neuroplasticidade. (obs.: muitas pessoas me pedem para comentar sobre os doshas 'desiquilíbrios' do ponto de vista ayurvédico, prometo que me dedicarei mais a escrita).

O cérebro é composto por neurônios que formam caminhos a partir de nervos, como se fossem estradas, interligados a partir de transmissões e estímulos, alcançando assim outras partes do nosso corpo, e é a partir dessas ligações que somos capazes de sentir nossa pele, nos mover, enxergar, ter força, urinar, memorizar, compreender, saber que estamos com fome, enfim, realizar nossas funções fisiológicas. Ou seja, nós não usamos apenas 10% do nosso cérebro como muitos leigos dizem por aí, inclusive existe um tipo de esclerose múltipla, na qual, o paciente não apresenta mais sintomas, porém continua a apresentar lesões no sistema nervoso. Como esse sistema lidera tudo, nem sempre percebemos ou sentimos o que deixou de funcionar, claro que é uma perda de visão, audição, memória, cognição, movimentos, reconhecemos de imediato a de funcionalidade, mas nem sempre conseguimos entender qual parte está sendo atingida.

Related image
Imagem de annphoto.net

Quando a pessoa passa por situações que modificam qualquer parte do sistema nervoso, como depressão, surtos psiquiátricos, neurológicos, acidentes etc, a função na qual aquela área era responsável, fica comprometida, ocasionando a deficiência parcial ou total. 

Existem duas possibilidades que faz com que consigamos voltar a exercer aquela função: regeneração do local lesionado ou reorganização cerebral. No primeiro caso, é lógico que a regeneração permite que o caminho retorne a funcionar, já no segundo caso, o sistema nervoso busca um "novo caminho" para levar a informação até aquele órgão ou sistema, e ele volte a funcionar, mesmo que nem sempre seja como antes. Essa capacidade de fazer um novo caminho, ou, regenerar, é o que se entende por neuroplasticidade, plasticidade neural, ou maleabilidade cerebral.

Importante compreender que a plasticidade neural vive acontecendo, não somente em pessoas com lesões cerebrais. O que acontece é que é em patologias torna-se nítido sua existência, muitos neurocientistas buscam compreender seu funcionamento em níveis microscópicos aos macroscópicos para que assim, possam promover a regeneração em muitos pacientes com doenças neurodegenerativas.

Se caso, você desejar conhecer e me ajudar um caminho que me ajudou a obter a neuroplasticidade, conheça e ajude minha campanha Ana: em cura com Ayurveda.

Gratidão, paz e luz.. e muita neuroplasticidade para todos nós 💜🌺🙏

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Comentários esquecidos

Gostaria de agradecer mais uma vez

Sobre: Ganesha e caminhos